11 maio 2024

20 ANIMAIS EXTINTOS RECENTEMENTE: UMA TRISTE REALIDADE

 




20 ANIMAIS EXTINTOS RECENTEMENTE

UMA TRISTE REALIDADE


A biodiversidade da Terra está em declínio alarmante, com extinções acontecendo em um ritmo acelerado. O ser humano, por meio de suas atividades, é o principal responsável por essa tragédia.


Neste artigo, trazemos 20 animais extintos recentemente, vítimas da ação humana, e revelamos curiosidades sobre cada um, na esperança de despertar a consciência para a necessidade urgente de protegermos nosso planeta.


1. Sapo-de-vidro: Translúcido, revelando seus órgãos internos, este anfíbio era encontrado apenas na Bolívia. Desapareceu em 2009, possivelmente pela perda de habitat e poluição.


2. Lobo-da-tasmânia: Único marsupial carnívoro da Austrália, foi exterminado por caçadores em 1936. Era conhecido por sua ferocidade e por uivar como um lobo.


3. Dodô: Ave gigante endêmica da Maurícia, incapaz de voar, foi extinta em 1750 devido à caça e à introdução de espécies invasoras.


4. Quagga: Zebra extinta em 1883 na África do Sul por causa da caça excessiva. Era parecida com a zebra comum, mas com listras apenas na parte frontal do corpo.


5. Moa: Ave gigante da Nova Zelândia, semelhante a um avestruz, foi extinta no século XIX por caçadores e pela introdução de predadores.


6. Peixe-boi-da-china: Mamífero aquático herbívoro, considerado o "unicórnio do mar", foi extinto em 2007 na China devido à caça e perda de habitat.


7. Leopardo-do-mar-de-steller: Maior lobo-marinho já existente, foi extinto na década de 1950 por causa da caça excessiva para a indústria peletera.


8. Vaca-marinha-de-steller: Mamífero marinho herbívoro, parente dos manatís, foi extinto em 1768 por causa da caça excessiva. Era uma fonte importante de carne e gordura para os povos indígenas do Alasca.


9. Aranha-gigante-de-jersey: Maior aranha do mundo, com pernas de até 30 cm, foi extinta no século XIX na Ilha de Jersey, possivelmente pela perda de habitat e pela introdução de espécies invasoras.


10. Moa-de-penacho: Ave gigante da Nova Zelândia, semelhante a um avestruz, foi extinta no século XIX por caçadores e pela introdução de predadores.


11. Pássaro-dodô-de-rodrigues: Ave dodô menor, endêmica da ilha de Rodrigues, foi extinta no século XVIII por causa da caça e perda de habitat.


12. Leopardo-da-tasmânia: Mamífero marsupial carnívoro, semelhante a um lobo, foi extinto em 1936 na Tasmânia por causa da caça e da introdução de espécies invasoras.


13. Coelho-da-floresta-de-florida: Mamífero lagomorfo endêmico da Flórida, foi extinto em 2006 por causa da perda de habitat, doenças e predação.


14. Rã-de-patas-vermelhas: Anfíbio endêmico da Costa Rica, foi extinto em 2010 por causa da perda de habitat, fungos e poluição.


15. Sapo-arlequim: Anfíbio endêmico do Panamá, foi extinto em 2008 por causa da perda de habitat, fungos e poluição.


16. Sapo-de-vidro-de-patas-amarelas: Anfíbio endêmico da Bolívia, foi extinto em 2009 por causa da perda de habitat, fungos e poluição.


17. Sapo-de-vidro-da-montanha-de-mindo: Anfíbio endêmico do Equador, foi extinto em 2009 por causa da perda de habitat, fungos e poluição.


18. Sapo-de-vidro-do-pantanal: Anfíbio endêmico do Brasil, foi extinto em 2009 por causa da perda de habitat, fungos e poluição.


19. Sapo-de-vidro-pedra-dourada: Anfíbio endêmico do Panamá, foi extinto em 2013 por causa da perda de habitat, fungos e poluição. Infelizmente, cinco espécies de sapos-de-vidro entraram nessa lista, evidenciando a grave ameaça enfrentada por anfíbios.


20. Tartaruga-gigante-de-fernandina: Subespécie de tartaruga gigante das Galápagos, declarada extinta em 2015 após buscas infrutíferas do último indivíduo. A caça e introdução de predadores foram as principais causas do desaparecimento.


Esta lista é apenas uma amostragem da tragédia da extinção causada por humanos. A cada animal que desaparece, perdemos uma parte da riqueza e complexidade da teia da vida. É fundamental que adotemos práticas sustentáveis e lutemos pela preservação dos habitats naturais para evitar que mais espécies sigam o mesmo destino.


Juntos, podemos garantir a sobrevivência da fauna e flora do planeta para as gerações futuras.

Nenhum comentário:

Postar um comentário