- Febre Oropouche -
Aumento de Casos e Mortes no Brasil
O vírus oropouche, transmitido por mosquitos do gênero Culicoides, principalmente o Culicoides insignis, vem causando preocupação no Brasil devido ao aumento exponencial de casos em 2024. Até o dia 23 de julho, o Ministério da Saúde já contabilizava 7.236 casos confirmados em 16 estados, um aumento de 769% em relação a 2023.
O que é a Febre Oropouche?
A febre oropouche, também conhecida como febre do macaco, é uma doença viral que causa sintomas semelhantes à dengue, como:
✔ Febre alta (acima de 38°C)Em alguns casos mais graves, a doença pode evoluir para meningoencefalite, miocardite e até mesmo morte. Duas mortes por febre oropouche já foram confirmadas na Bahia em 2024.
Onde os casos estão concentrados?
A maioria dos casos da doença está concentrada na Região Norte, com destaque para o Amazonas (mais de 3.500 casos) e Rondônia (mais de 1.700 casos). No entanto, notificações já foram feitas em todas as regiões do país.
Como se proteger da Febre Oropouche?
Não há vacina disponível para a febre oropouche, portanto, a prevenção é fundamental:
✔ Use repelente contra mosquitos: Aplique repelente com ICAR 35% ou DEET 20% nas áreas expostas da pele, principalmente ao amanhecer e ao anoitecer, quando os mosquitos são mais ativos.Em caso de sintomas
Fique atento
O aumento de casos de febre oropouche no Brasil é um alerta para a importância da prevenção. Medidas simples como o uso de repelente e a eliminação de criadouros podem ajudar a evitar a proliferação do mosquito e, consequentemente, a reduzir o número de casos da doença.
Lembre-se
Fontes de Informação
✔ Organização Pan-Americana da Saúde (OPAS)
✔ Fundação Oswaldo Cruz
Nenhum comentário:
Postar um comentário